No passado fim de semana, mais propriamente, no sábado, visitei a exposição do Motorclássico, na FIL.
O Motorclássico esteve activo durante os dias 21, 22 e 23 de Abril, cobrindo uma área superior a 20.000 m2, apresentando mais de 160 expositores e ainda incluindo um Leilão de Automobilia, exposições temáticas e concentrações de clubes, que decorreramm em simultâneo.
É uma daquelas exposições que não devemos falhar, dada a presença de algumas relíquias antigas do mundo automóvel, contudo, não consigo deixar de apontar o que constatei com mais pessoal conhecido, a afluência este ano pareceu menor que o ano anterior e o preço de entrada parecia, de certa forma, elevado para um só pavilhão de exposição. Contudo, isto não quer dizer que não tivesse valido a pena, longe disso.
Do BMW 503 por restaurar ao Mercedes-Benz CLK Black Series, a diversidade do certame ainda permitiu vaguear pelo pavilhão por umas boas horas, seja para apreciar automóveis que nunca tinha visto (por exemplo, o BMW 503), seja para apreciar o nível de cuidado do restauro por parte de algumas garagens, de entre as quais destaco a Timeless Garage, com o belíssimo 356 "Outlaw".
Apesar de apenas ter fotografado este "Outlaw" em jeito de destaque, a verdade é que todo este espaço ocupado por esta garagem respirava qualidade, quer seja pela Mercedes-Benz S124 que estava praticamente nova, quer pelo belíssimo (Alfisti detectado) Alfa Romeo 105 series, com preparação de corrida e um cofre de motor que... Vejam por vocês:
Já mencionei, e penso que deu para perceber, que adoro Alfa Romeo e, como tal, não pude deixar de apreciar os vários GTV6, Giulias e GT presentes no certame, nem de dar um salto no espaço do Alfa Romeo Clube de Portugal. Mais uma vez, deixo o meu agradecimento ao Presidente Magid Ahmad e ao Alfa Romeo Clube de Portugal, pelo total à vontade que me deram para fotografar no espaço, pela simpatia com que me receberam e, ainda, por me terem permitido observar o Giulia 1600 Super Biscione, carro esse que estava num estado irrepreensível, de perto. Neste stand, marcou também presença o novíssimo Alfa Romeo Stelvio, o primeiro SUV da marca, por meio de uma parceria com o FCA Motor Village Portugal.
No centro do pavilhão, mais uma paragem obrigatória, desta vez para rever caras conhecidas por parte da equipa Morgan Portugal e... Caterham Portugal! O stand distinguiu-se pela presença do único Morgan 4/4 80th Anniversary, em Portugal, uma edição limitada que marca os 80 anos de existência do modelo 4/4, e, ao lado, dois Caterham 275, um deles R (mais hardcore). Sem dúvida um stand regido pelo tema da Morgan, "Fall in love with driving again", onde não só se apreciavam os modelos expostos, como víamos, não carros, mas experiências de condução, ímpares neste mundo automóvel.
Por fim, na sequência dos destaques, deixo ainda uma exposição que não pude evitar de passar sem parar, dada a qualidade do trabalho aplicado. Falo da exposição de telas do sr. Yoshiharu Miyakawa, onde poderíamos ver todo o tipo de automóveis reproduzidos manualmente em tela, com uma precisão invejável!
Acabando os destaques, acabo este post deixando as restantes fotografias num álbum (LINK AQUI) da página do Facebook. Não posso deixar de criticar a luminosidade do pavilhão da FIL, considerada por muitos, de baixo nível. Gostaria também de ter visto uma maior diversidade de modelos e, ainda, de ter saído com uma miniatura de um Peugeot 205 GTI 1.9, branco, da Norev, mas essa caça pelas diversas bancadas, infelizmente, revelou-se infrutífera.
Aguardo ansiosamente pelo próximo ano!
PS: Não tirei fotos a todos os veículos, confesso... Mas é fácil um petrolhead "perder" tempo a apreciar os automóveis que, facilmente, se esquece que tem uma câmara fotográfica na mão...
links
_____________________________________