Abarth 595 Competizione - Motor O2



Abelha Frenética.

Foi o título dado ao ensaio do Motor O2 ao Abarth 595 Competizione e, com diferencial autoblocante mecânico, 180cv, Koni FSD, Record Monza, travagem Brembo de 4 êmbolos e as espectaculares bacquets Sabelt, é fácil entender o porquê.


Como fã convicto deste modelo da Fiat/Abarth, posso dizer que não foi um dia como qualquer outro, a bordo desta "abelha". De entre controlar o entusiasmo que o meu pé direito parecia ter, a controlar a baba nas pausas para a fotografia, foi uma sorte o Motor O2 ainda ter levado o Competizione de volta... É pena, mas AINDA não dá para ter um. Está na lista...

A condução é qualquer coisa de espectacular. É certo que não é a sétima maravilha do mundo, mas é tão desafiante e "dura", que se torna revivalista de outros tempos, em que se sentia cada pormenor do comportamento do carro, e é isso que, hoje em dia, coloca a Abarth numa liga completamente à parte. A suspensão e o LSD trabalham muito bem, criando um "kart" que consegue varrer curvas a velocidades, digamos, interessantes, mas, como já tinha referido, o revivalismo aos oldschools de antigamente tem as duas "desvantagens". Tal como o Motor O2 refere, levantar o pé, nem que seja por um bocado, a meio de uma curva, é um pedido SOS ao nosso sistema nervoso, tal a reacção que este chassis tem, ao soltar a traseira de forma espontânea, porém, controlada... Isto, se soubermos o que temos em mãos. Uma mão no volante e conduzir distraído, não são coisas que se devem fazer durante o frenesim que é a condução deste Abarth.

A travagem também merece destaque, o pedal está bem ajustado e a força de travagem é óptima. No que toca à estabilidade... Digamos que devem travar em recta, sem descompensação de peso. Se travarem a entrar em curva, vai ser divertido...

No interior, os gadgets da actualidade marcam presença (sistema uConnect, sistema de som Beats, AC auto...), mas o que realmente interessa é o excelente apoio das bacquets Sabelt que, nos primeiros instantes, parecem pecar por oferecer uma posição de condução bem elevada (não regulam em altura), contudo... Começamos a perceber que a posição de condução roça o adequado para condução empenhada. A caixa é estranha. Em que sentido? Funciona bem em situação de condução normal, embora fique sempre o pensamento: "É demasiado esponjosa...". Aumenta-se o ritmo e esse pensamento rapidamente ganha asas e desaparece de vista.

Não vou alongar mais, isso será algo que terão de confirmar AQUI, no ensaio pelo Motor O2!



Frenetic Bee.

This was the title Motor O2 gave to the review they did to Abarth 595 Competizione and, with an LSD, 180hp, Koni FSD, Record Monza, 4 pistons' Brembo brake system and the amazing Sabelt's bacquets, it's easy to understand why.

As a convict fan of this car, I can say it wasn't an ordinary day. Between controlling the enthusiasm my right foot appeared to have, controlling the drool taking the photos, Motor O2 was lucky for having the Abarth in the end of the day... Shame, but STILL can't have one. It's on the list...

Driving it is amazing. It's certain it's not a wonder but it's so challenging and "hard" it remembers the old times when you could feel everything in a car, and that's what puts Abarth in a league of its own. The suspension and the LSD work so well creating a "kart" that can do corners at, say, interesting speeds but, as I said before, having a oldschool feeling has its disadvantages. Just has Motor O2 said, giving up the throttle in the middle of a corner, even it's just a bit, is a SOS call for our nerves since this chassis is so spontaneous that the rear end gains life, however, under control...

The brake system also deserves a highlight, the pedal is well adjusted and the brake intensity is great. About stability in braking... Let's say that you should brake only in straights, without weight decompensation. If you brake while entering a corner, it will be funny...

Inside the Abarth, actual gadgets are there (uConnect, Beats sound system, AC auto...), but what really matters is the excellent support that Sabelt seats give. In the first instants, they appear to offer a too high driving position (no height adjusts), however... We start to understand that it is adequate for fast driving. The gearbox is weird. How so? It works well in a situation of normal driving although we keep this thought: "It's so soft...". Speed up and that thought earns wings and go away.

I'm not talking more about it, that's something you need to confirm HERE, in Motor O2's review!


links
_____________________________________